Qual o seu nome?

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"O ladrão me roubou tudo, exceto a lua que estava na minha janela"
-- Ryokan

Uma pergunta que as pessoas sempre fazem é "qual a importância de um nome de domínio?" Hoje você vai saber tudo sobre este assunto.

Afinal, o que é Nome de Domínio?

Talvez você queira saber o que é nome de domínio, antes de saber porque é tão importante assim. O nome de domínio é o tal de "www.suaempresa.com.br". O termo vem do terreno das redes de computadores, em que o alcance da rede (os computadores e demais dispositivos que a compõe) são chamados de domínio de rede.

Nos primórdios da Internet (anos 70), as redes que a formavam eram representadas por números (ex. 201.123.12.154). Como não havia tantas redes assim, estava tudo bem. As pessoas sabiam os números da universidade, da biblioteca e de outros tantos locais onde faziam suas pesquisas.

A medida que mais e mais computadores eram conectados, ficava difícil lembrar o número de determinada rede, então alguém surgiu com a idéia de criar os nomes de domínio. Desta forma, as redes receberiam um número e um nome equivalente a este número.

Um servidor - no meio do caminho - ficava encarregado de traduzir cada nome do domínio para o número correspondente e assim encontrar o computador (e a informação) que você estivesse procurando. Este serviço é chamado de DNS (servidor de nomes de domínio).

Assim surgiram os nomes como harvard.edu, senate.gov, microsoft.com, etc. A parte que vem depois do ponto é chamado de sufixo e identifica o tipo de rede a que serve. Os primeiros sufixos criados foram .com (comercial), .mil (militar), .edu (entidades educacionais), .org (entidades sem fins lucrativos), .net (relacionado com redes de computador) e .gov (órgãos e departamentos governamentais).

Desta forma, você podia saber que tipo de entidade estava conectando, bastando olhar o sufixo do nome de domínio.

Mas a rede não parou de crescer e logo atravessou as fronteiras dos EUA. Para acompanhar o crescimento de domínios registrados e para que os nomes disponíveis não acabassem rapidamente, foram acrescentados ao sufixo um par de letras para identificar o país de origem.

Por isso, os domínios brasileiros terminam com .br, italianos com .it, argentinos com .ar e assim por diante. Somente os Estados Unidos não precisam da designação do país porque a internet começou lá e ninguém sabia ainda que iria crescer tanto.

Quem manda nos nomes de domínio?

Cada nação tem alguma empresa ou entidade que cuida da distribuição dos endereços de internet para que duas pessoas não tenham o mesmo número e nem o mesmo nome.

A HP por exemplo, pode ser hp.com nos EUA e hp.com.br no Brasil, fica fácil de achar. Mas e o www? O que vem antes do nome, ou seja, o prefixo é uma divisão da rede que trata de um assunto especifico.

A maioria dos domínios que navegamos usam o www para representar a world wide web ou simplesmente web, mas você já deve ter visto algo como mail.empresa.com (servidor de email) ou support.microsoft.com (área de suporte da Microsoft).

Agora você já sabe como esta solução simples é usada para encontrar as informações que procura na Internet.

Mas para que eu preciso disto?

Veja quatro razões principais porque sua empresa não pode deixar de ter o próprio nome de domínio:

1. Identificação - o nome de domínio identifica seu pedaço da internet. Você pode usar qualquer coisa, nome da empresa ou do produto e até mesmo um nome inventado. Fica mais fácil para o consumidor encontrar suas páginas e para você divulgar sua marca e vender;

2. É único - os computadores não sabem distinguir entre dois nomes iguais. Desta forma, cada nome de domínio só pode ser usado por uma pessoa ou empresa. Esta qualidade faz com que não dê para se enganar ou roubar o tráfego de outro empreendimento. No Brasil, não é possivel nem mesmo registrar um dominio foneticamente similar a outro;

3. Proteção da marca - como só pode haver um nome único, outra pessoa pode registrar um domínio com sua marca, antes de você. Como aconteceu com aol.com.br, rider.com.br e outras marcas famosas.

A justiça pode dar ganho de causa para o detentor da marca, como no processo sobre o domínio esporteespetacular.com.br, mas somente quando a marca é registrada e se possa provar que o registro foi de má fé.

Aol.com.br é um caso que ilustra o fato. A empresa brasileira que o registrou se chama Americana Online e é um provedor de acesso à internet. Sendo assim garantiu a propriedade deste famoso endereço;

4. Credibilidade - em minha opinião, esta é a principal razão. Nomes de domínio são patrimônio muito barato para se optar por não tê-lo. O que vai pensar um cliente se o endereço das páginas de sua empresa for algo como www.geocities/tropic/A/12345/minhaempresa?

Possivelmente, ele vai pensar que se trata de um enganador e não vai querer comprar nada de alguém que não pode investir nem R$ 30,00 por ano, no registro de um nome domínio.

Estou convencido. O que faço agora?

Ter seu próprio nome de domínio, é fácil e barato. Naturalmente o primeiro passo é escolher um nome para registrar.

Pense em um nome curto, fácil de lembrar e entender. Você não quer soletrar seu nome, toda vez que o disser a alguém, não é?

Use sua marca ou um benefício importante de seu produto para o domínio. Assim você garante maior credibilidade e o torna mais fácil de encontrar.

Se tiver dois ou três nomes que considera muito bons, registre todos e direcione-os para a mesma página. Não importa o que o internauta escolha, ele acabará encontrando a mesma informação.

.com ou .com.br?

A única diferença é que cada um representa o país em que está registrado. Escolha o qual se encaixar melhor em sua estratégia ou se você chegou tarde e aquele .com.br que você queria está registrado, tente o .com ou vice-versa.

Diferente do que muita gente pensa você pode, com algumas exceções, registrar os domínios dos países que quiser. Por exemplo .de é o sufixo da Alemanha, mas você pode criar um nome em que o .de se torna a preposição de, como em www.pagina.de. Use a imaginação!

No Brasil, é cobrada uma anuidade de R$ 30,00. A anuidade dos domínios .com varia de US$ 10,00 a US$ 35,00.

Após decidir o nome e o sufixo verifique se ele já existe, caso em que você terá de escolher outro. Para fazê-lo, clique aqui e use nossa ferramenta de pesquisa na página de reserva de dominios ou vá a um site de registro de nomes. A única opção para domínios brasileiros é o registro.br. Use-o se quiser um domínio .br. Para domínios internacionais você pode usar vários serviços. Entre eles, networksolutions.com e register.com.

Se o nome estiver livre, você poderá registra-lo no mesmo site em que fez a pesquisa, basta seguir as instruções de cada um. Os domínios .com.br exigem que você tenha CNPJ ou CPF, já para os internacionais basta o cartão de crédito. Se tiver dificuldades converse com seu provedor ou webmaster ou então, clique aqui e entre em contato conosco.

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