As leis de marcas da web

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Conversando com qualquer profissional de marketing, você vai descobrir que o maior patrimônio de uma empresa não são seus imóveis ou móveis, nem os equipamentos ou veículos, nem seus produtos ou serviços.

O ato fundamental do marketing é a construção da MARCA. É muito mais do que escolher um bom nome e um desenho arrojado para representá-lo. As marcas mais valiosas valem bilhões de dólares, não pelo que se parecem, mas pela percepção que as pessoas tem delas. Construir uma marca significa criar esta percepção.

O problema mais desafiador do mundo do marketing hoje em dia deve ser a construção de marcas na Internet. Esta coisa meio arte, meio ciência, requer tempo e dedicação. E a literatura (de qualidade) é escassa.

O livro ‘As 11 consagradas leis de marcas na Internet’, de Al Ries e Laura Ries (134 páginas – Makron Books) lança uma luz sobre este assunto.

Sobre o autor e a obra

Al Ries é um dos mais famosos estrategistas de marketing do mundo e co-autor de diversos livros sobre o assunto, tais como ‘Marketing de Guerra’ , ‘As 22 consagradas leis de marketing’, ‘Posicionamento – a batalha pela sua mente’, e diversos outras obras.

Ele tem um estilo bem humorado de escrever que destrincha temas elaborados de forma simples e divertida e você vai gostar.

Neste volume, em companhia de sua filha, Laura Ries, Al nos apresenta as 11 leis construção de marcas na Internet, que descreve com maestria e ensina como aplicar em seu negócio.

Lendo este livro, você vai aprender:

  • Como a Internet vai transformar sua marca e seu negócio, quer você tenha, ou não, um site na web.
  • Quais as diferenças entre a Internet difere e as outras mídias
  • Que nomes funcionam, e quais não funcionam na Internet.
  • Como criar marcas (nomes de domínio) fortes para a rede mundial. Quais as armadilhas à sua frente e como escapar delas.
  • A importância de ser líder da categoria e as razões pelas quais não existe espaço para uma segunda marca em uma categoria da web. Você vai ver como é fácil sair dessa.
  • Se no ‘mundo real’ os nomes são importantes, na Internet são críticos. Porque nomes comuns ou genéricos não funcionam tão bem na Internet?
  • Porque é melhor ‘contrair’ do que ‘expandir’ sua marca na Internet?
  • E muito mais.

Saber é poder

Apesar da importância da marca na estratégia de uma empresa, é uma das atividades mais desprezadas. Todos os dias, novas marcas são criadas: por acaso, sem pensar, sem profundidade, sem conceito, sem conseqüência. Sem sucesso!

Culpa da pressa, da pressão do dia a dia, do preço de se criar uma nova marca, ou do simples desconhecimento destas leis, não serve de desculpa para você. Leia este pequeno volume que certamente vai te ajudar a criar a melhor marca possível para o seu negócio na rede.

Para construir uma marca usando a televisão, basta uma idéia mediana e verba de marketing para contratar a mídia. Na rede mundial não é bem assim. Você nem precisa de muito dinheiro, mas precisa de boas idéias, precisa saber o que está fazendo, precisa envolver o seu cliente.

A estrutura do livro facilita este entendimento. As primeiras leis levam ao pensamento estratégico sobre marcas e a Internet e mostram que a rede pode ser um meio ou um negócio, mas não pode ser os dois.

Em seguida as leis tratam da criação de nomes fortes para a marca. São informações práticas, muito bem apresentadas. Dicas imperdíveis em 8 diretrizes detalhadas que você deveria seguir para achar o nome perfeito.

A partir destes fundamentos passa para formas de promoção e desenvolvimento de marcas dentro e fora da Internet. Como aplicar o principio da alavanca com a publicidade. Como demolir as fronteiras e globalizar seu negocio. A importância de agir rápido e a atenção com o maior erro de todos.

A conclusão vai te abrir os olhos para a grande falácia da convergência e a percepção que a Internet transformará todos os aspectos dos negócios e da vida.

Pode não parecer nenhuma novidade hoje, mas o livro foi escrito em 2000. Além de guardar a atualidade, vai te ajudar a cultivar o que há de mais importante para o seu negócio.

Copyright © 2005, Renato Fridschtein. Todos os direitos reservados.