Descubra como um site conquistou dez milhões de usuários em um ano e meio de existência

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O Hotmail.com é um famoso serviço de Internet que oferece email (correio eletrônico) gratuito e foi vendido a Bill Gates por 400 milhões de dólares. Pouco mais de um ano e meio após seu lançamento já tinha mais de 10 milhões de usuários. Saiba como fazer o mesmo neste artigo.

O sucesso do Hotmail foi alcançado pela imitação do comportamento de um pequeno organismo que praticamente só tem a função de procriar: o vírus.

O MARKETING VIRAL é uma técnica que serve para levar seu nome e sua mensagem a procriar indiscriminadamente através da internet.

Se você usa ou já recebeu mensagens de um usuário do HotMail, e até de outros emails gratuitos, deve ter percebido que no final de todas as mensagens vem escrita uma mensagem como esta:

Get your HotMail.com free
(Tradução: tenha seu HotMail.com, grátis)

Esta linha é chamada de tag line ou etiqueta. Algumas pessoas chamam de assinatura eletrônica, mas assinatura eletrônica é assunto para um artigo futuro. Vamos chamar de etiqueta mesmo.

Com esta pequena frase o site conquistou milhões de Internautas, antes mesmo de ser comprado pela Microsoft por muitos milhões.

Afinal toda pessoa que recebia a mensagem lia o endereço do Hotmail e a palavra free (grátis). Esta poderosa combinação atiçava a curiosidade da pessoa que acabava visitando a home page.

Agora imagine que você recebeu uma piada muito boa no email e resolve passa-la para uns trinta amigos e alguns deles repassam para outras pessoas. Dá para perceber que em pouco tempo esta mensagem se alastra para centenas e até milhares de pessoas.

Em todas estas mensagens, a ultima frase da mensagem é sempre o tag line (etiqueta), espalhando a mensagem do hotmail.

Que tal seguir o exemplo do Hotmail e ter seu nome, email ou endereço do seu site navegando pela Rede dia e noite sem parar? É mais fácil do que você imagina. Basta colocar o link para seu e-mail ou página da web em todas as mensagens que enviar.

Às vezes você pode esquecer ou estar com preguiça de copiar e colar sua etiqueta no final de suas mensagens. Não se acanhe, vou mostrar um jeito simples de automatizar esta tarefa e você nem vai precisar pensar nisto novamente.

A primeira coisa que você precisa é um programa de email moderno. Pode ser o Messenger do Netscape, o Pegasus Mail, o Eudora ou outro qualquer. Neste artigo os exemplos serão dados para o Microsoft Oulook Express, já que vem instalado por padrão nos novos PCs.

Estes programas são gratuitos, portanto se você não tiver nenhum, basta baixa-los da Internet. Afinal, para usar a Internet de forma efetiva, você terá de acompanhar o desenvolvimento da tecnologia e a obtenção de programas novos é fácil, indolor e na maioria dos casos, grátis.

Agora que você já está equipado com o software necessário, neste caso, Outlook Express, faça o seguinte:

Clique no menu em Ferramentas > Opções...

Na janela que se abre, clique sobre a aba Assinaturas. Nesta janela selecione a opção Adicionar assinaturas a todas as mensagens enviadas.

Eu prefiro desmarcar a opção seguinte: Não adicionar assinaturas em respostas e encaminhamentos. Assim todas as mensagens levarão sua assinatura.

Para fazer sua assinatura, digite a mensagem na caixa "Editar assinatura".

O formato pode ser algo assim:

Atenciosamente,
Renato Fridschtein
www.medamais.com.br, o site de marketing e negócios na internet.

Viu como é fácil? Se quiser, coloque também seu fone ou outra informação de contato. Lembre que quando a mensagem chegar os links já estão prontos pra serem clicados.

É importante não exagerar, não coloque texto demais pra não esvaziar o impacto. O objetivo é atrair a atenção do leitor para visitar seu site ou entrar em contato contigo. Não precisa vender nada ainda, deixe para fazer quando o internauta vier ao seu site.

Quais os efeitos disto? Vamos imaginar que você envie este artigo, com sua assinatura no final da mensagem para 20 amigos e cada um encaminhe para outros 20, já são 400. Na próxima rodada serão mais de 8000 pessoas que conhecerão seu nome e uma forma de contata-lo.

Você poderia enviar um artigo sobre seu produto ou serviço, uma noticia quente de seu mercado, um evento ou qualquer outra coisa que você possa pensar! Rapidamente, serão milhares de pessoas a receber sua mensagem.

Claro que a mensagem tem que ter um texto legal e uma frase indicando aos leitores que o encaminhem para outros, mas isto é assunto pra outro artigo.

Veja no final deste artigo como eu uso esta técnica. Espero que você escreva para seus amigos e associados para que venham me visitar ou então envie esta matéria diretamente para eles, de qualquer forma ela deve ser enviada na integra. Assim você me ajuda a me tornar conhecido (Obrigado :-) ).

Uma palavrinha final. Se você escreve artigos para publicação em sites ou informativos, lembre-se sempre de usar esta técnica.

Espero ter ajudado você a perceber um pouco do poder do email. Até a próxima.

Copyright © 2004, Renato Fridschtein. Todos os direitos reservados.