Aonde você quer chegar?

AddThis Social Bookmark Button
“As tarefas começadas a contento, têm grandes possibilidades de terminarem bem.“
-- Sófocles (496-406 AC)

Dizem que o Brasil fecha no natal e só abre depois do carnaval. E que na Bahia dura ainda mais um mês. Outros acham que este ano já começou e não estão pra perder tempo. O que eles estão fazendo?

O que as grandes empresas e as empresas de sucesso estão fazendo neste exato momento em que se inicia o ano de 2004, e em todos os anos, por sinal?

Ganhou um doce se respondeu: seções de planejamento estratégico.

A importância do planejamento

Isso acontece todo ano, nesta época, nas empresas que almejam ter algum sucesso durante o período.

Meses atrás escrevi um artigo sobre este assunto, chamado “Planejamento Estratégico Vapt-vupt”. Não deixe de ler.

Em resumo, podemos definir Planejamento Estratégico (PE) como a arte de estabelecer objetivos e os meios de atingi-los. No presente artigo, vou me concentrar no passo inicial de qualquer plano de ação: estabelecer objetivos.

Desenvolver o hábito de estabelecer objetivos em base regular, para sua empresa e mesmo para a sua vida pessoal, é uma das principais atitudes que permite alcançá-los e pertence a pessoas de sucesso, nos diversos ramos das relações humanas.

Diferença entre objetivos e metas

Pode parecer simples, óbvio até, mas a verdade é que a maior parte das pessoas confunde objetivos e metas, que dirá, definir objetivos concretos e alcançáveis.

Quantas pessoas que você conhece costumam dizer o quanto se sentem perdidas? Pergunte a elas se já pensaram em definir um objetivo para suas vidas?

Em alguns dicionários, as duas palavras têm o mesmo significado e a rigor, tem mesmo, mas você vai entender a diferença que estabeleço entre as duas em um instante.

Para um bom planejamento, é de grande importância diferenciar uma coisa da outra. Considere OBJETIVO como sendo o resultado mais importante que você quer alcançar e METAS como os resultados intermediários que você precisa atingir para alcançar o objetivo final.

Em outras palavras, você define um objetivo, que pode ser algo mais ou menos complexo, como sendo o norte do plano. Em seguida, você o ‘quebra’ em metas mais fáceis de atingir. Diz o bom senso que atingindo as metas, uma a uma, ao final terá alcançado o objetivo.

Qual o seu objetivo?

Qual o seu objetivo ao fazer negócios na Internet? Talvez você diga: “ganhar dinheiro”, mas isso não é um objetivo e sim uma meta. Afinal, você quer fazer dinheiro PARA alguma coisa e não apenas pelo gosto do dinheiro (prefiro acreditar que meus leitores não sejam tão mesquinhos assim).

Digamos então que o seu objetivo seja comprar uma casa nova. A casa tem um valor, sei lá, 50 mil reais está bom para você?

Em quanto tempo você pretende adquirir esta casa? Que tal um plano para pagá-la em um anos apenas?

Agora temos um objetivo concreto estabelecido: Comprar uma casa no valor de 50 mil reais em 1 ano.

Assim você já sabe o que é estabelecer um objetivo concreto. Vamos entender as metas.

Pegue o objetivo definido no exemplo e pense nos passos que terá de dar para alcançá-lo:

1. Encontrar uma casa de aparência e no local de sua escolha no valor de R$ 50.000,00
2. Definir um plano para obter a receita (50 mil reais) em 12 meses, mantendo ou elevando o seu padrão de vida neste meio tempo.
3. Isso significa, bolar uma forma de faturar R$ 4.200,00 a mais por mês.

E por aí vai. Como vê, você terá de estabelecer planos para atingir cada uma dessas metas.

Estabelecendo objetivos

As dicas a seguir, de James Manktelow do site MindTools.com, vão te ajudar a definir seus objetivos:

* Defina cada objetivo e meta de forma positiva – dizer “Executar bem esta técnica” é melhor do que dizer “Não cometer este erro tolo”.

* Seja preciso – defina um objetivo preciso, pondo datas, tempos e montantes para que você possa medir os resultados.

* Estabeleça prioridades – quando você tem diversas metas, dê a cada uma a sua prioridade, isso ajuda a focar no que interessa e assim você não perde tempo com coisas sem importância.

* Escreva seus objetivos – isso concretiza suas metas e lhes dá mais força.

* Mantenha as metas do dia a dia pequenas – parecem que as metas complicadas nunca são alcançadas. Mantendo-as pequenas é mais fácil e rápido de alcançá-las. Derive suas metas de hoje a partir de metas maiores.

* Estabeleça metas de performance e não de resultados – existem coisas fora do seu controle que podem dificultar determinados resultados de acontecer. Com metas de performance onde você procura melhorar tem mais controle de seu alcance e tem muito mais satisfação.

* Estabeleça metas realísticas – é importante definir metas que você possa alcançar. Evite iludir-se com planos grandiosos e planos impostos de fora. Você é quem sabe o seu ritmo.

* Não estabeleça metas muito pequenas – tão importante quanto não se impor objetivos grandes demais, é não fazê-los pequenos demais. As pessoas tendem a fazer isso quando estão com medo ou preguiça e ficam estagnadas. Suas metas devem estar ligeiramente acima de seu patamar atual, mas que você acredite que possa alcançá-los.

* Estabeleça metas que acredita poder atingir – a sua crença em que pode realizar algo sempre será o primeiro passo para fazê-lo.

Se não for suficiente e você ainda precisa de uma mãozinha da tecnologia, aqui vão dois programas (em inglês) que podem te ajudar com este tema são eles: GoalMaker e ProgressPlanner.

Em português tem este aqui, que mostra um interessante planejamento de estudo para você adaptar ao seu negócio.

Não importa se você está lendo este artigo em outro mês que não o de janeiro, sem uma estratégia é muito difícil progredir, portanto, se não tem nenhum plano, nenhum objetivo concreto, está na hora de parar e se preparar.

E o mais importante, depois de ter seus objetivos e planos prontos: parta para ação.

Copyright © 2004, Renato Fridschtein. Todos os direitos reservados.