Ele é curto, grosso e pode dar o maior prazer ao seu business.

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"Confie nessa vozinha insistente que diz:
-Talvez isso funcione, eu vou tentar”
-- Diane Mariechild

Muita gente me diz que não é criativa, só que isso é uma grande falácia.

Na verdade, todo mundo é criativo. Para começar você tem de recriar o seu mundo todos os dias. E quem sabe recriar pode muito bem criar.

O que ocorre com algumas pessoas é que elas entopem seus canais criativos com conceitos negativos, sendo o primeiro deles a crença de que não são criativas!

Pensando nessas pessoas, elaborei este artigo que apresenta e comenta um modelo de briefing criativo. É uma abordagem mais racional da criatividade que pode te ajudar a refazer os seus conceitos sobre criatividade.

Briefing tem várias traduções possíveis, mas trata-se de um sumário de informações que é usado em campanhas de marketing.

Então use este modelo para criar o seu documento ou de seu cliente, e em menos de uma hora terá os sucos de criatividade fluindo em seus canais.

Modelo de briefing de criativo

Nome da empresa (insira o nome da empresa)

Nome do projeto / campanha (insira o nome da campanha)

Data de realização:
Tarefa: (o que deve ser realizado nesta atividade)
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(deixe um espaço aqui)
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Objetivos do projeto: (o que você quer alcançar)
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(deixe um espaço aqui)
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Objetivos do negócio
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Objetivo desta comunicação:
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Contexto do projeto: (detalhes relevantes do contexto)

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Estratégia:

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(deixe um espaço aqui)
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Público alvo:

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(deixe um espaço aqui)
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Estratégia do projeto: (como vamos motivar nosso publico alvo a agir da maneira como desejamos?)
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(deixe um espaço aqui)
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Vantagem competitiva circunstancial: (porque eles iriam considerar o seu produto ou serviço em detrimento de outros?)
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Mensagem chave:(Qual é a promessa ou benefício único mais importante para o cliente? Em 25 palavras ou menos.)
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(deixe um espaço aqui)
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  • Suporte: (quais as provas que suportam a mensagem chave?)

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(deixe um espaço aqui)
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Obrigações: (que elementos devem ser incluídos no trabalho criativo? Isto é, gráficos, logos, parafernália legal, etc)
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(deixe um espaço aqui)
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Orçamento:
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Datas chave:

Data do briefing:


Conceitos criativos apresentados pela agência:
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(deixe um espaço aqui)
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Participaram da elaboração deste documento: (insira aqui os nomes de todos os envolvidos)
Maos à obra

Tái. Agora está com você. Vista o seu chapéu pensador, ligue ou sente-se com os outros envolvidos e aplique este modelo. Você acaba de economizar alguns milhares de reais e possivelmente, elucidado, ou ao menos, abordado as principais questões que permitirão ao seu empreendimento torna-se um sucesso.

Copyright © 2006, Renato Fridschtein. Todos os direitos reservados.