Os sabores do Marketing com Sites de Busca

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“Sucesso só vem antes do trabalho no dicionário”
-- Dito popular

A esta altura você já sabe que de nada adianta ter as páginas de Internet mais bem feitas do mundo se você não tem visitantes. Atrair tráfego qualificado para suas páginas é a primeira ação que sua empresa deve tomar quando quer fazer negócios na internet.

Os buscadores são uma forma de atrair tráfego com baixo investimento e alta resposta, porque atinge os internautas que estão ativamente procurando por informações sobre produtos e serviços.

Veja só estes números:

* Mais de 85% dos internautas usam sites de busca para procurar por produtos e serviços;
* 55% das compras na internet nascem nos sites de busca;
* 96% dos internautas não passa da primeira página de resultados das buscas;
* 99% das buscas ocorrem em menos de 20 sites;
* Um único buscador concentra mais de 40% de todas as buscas.

Como você vê, usar os buscadores como ferramentas de marketing é uma atividade importante em sua estratégia de marketing. Usando-os corretamente, os resultados são garantidos.

Só que não basta cadastrar suas páginas nos buscadores, porque a maioria das pessoas não passa da primeira página de resultados de uma busca. Para atrair tráfego com os buscadores, é preciso estar no TOPO DAS BUSCAS.

PosicionamentoVocê deve aplicar um plano de marketing que coloque o site de sua empresa no TOPO DAS BUSCAS dos principais buscadores nacionais e internacionais, atraindo tráfego qualificado para que você possa vender seus produtos e serviços – em caso de sites comerciais – e estimular o uso de seus serviços on-line gratuitos – em sites que baseados na venda de espaço publicitário.

Chamamos de Posicionamento em Sites de Busca, ao conjunto de técnicas usadas para colocar suas páginas no TOPO DAS BUSCAS, ou seja, posicioná-las vai muito além de cadastrá-las.

Plano estratégico

1. O internauta visita um buscador e inicia uma pesquisa,
2. Sua página aparece no resultado posicionada no TOPO DA BUSCA,
3. O internauta clica no seu link e chega a uma página que responde a pesquisa feita,
4. A página apresenta um anúncio focado em atender ao que o visitante estava buscando e a venda é feita,
5. Nos bastidores, o pedido é atendido e o processo concluído. Ou melhor, agora que o cliente fez uma compra você deve estimular a relação e continuar a realizar negócios com este cliente, mas isso é outra história.

Para que isso ocorra, todas as peças devem estar em seus devidos lugares. Você deve ‘pensar as páginas’ como parte de sua estratégia de vendas, em vez de parte do seu site.

Sempre que possível, crie suas páginas a partir dos resultados que deseja dos buscadores e obterá melhor retorno.

Técnicas de Posicionamento

As duas técnicas principais usadas para posicionar suas páginas no TOPO DAS BUSCAS, são:

1. Otimização – cada site de busca tem regras específicas usadas para classificar os resultados das buscas. A otimização consiste em fazer mudanças em suas páginas (ou criar novas páginas), usando estas regras para influenciar – de forma positiva e legal – os resultados das buscas. A criação de páginas ‘pensando’ nos buscadores é sempre estimulada e resulta em páginas melhores.

2. PPC – esta sigla vem de ‘pay per click’ que em português significa ‘pague por click’. Usando esta técnica, você escolhe as palavras chave que deseja e define o quanto quer pagar por visita (por click) – começando em R$ 0,10 (dez centavos) por visita – daí o nome. As grandes vantagens desta técnica é que você pode estar no TOPO DAS BUSCAS em apenas alguns minutos, com total controle sobre os resultados.

Compare as técnicas

Item

Otimização

PPC

Suporta flash

Não

Sim

Suporta HTML

Sim

Sim

Suporte páginas dinâmicas

Parcialmente – alta restrição

Parcialmente – média restrição

Paga por impressão

Não

Não

Paga por performance

Não

Sim

Modificações nas páginas

Sim

Não

Prazo para implantação

Duas semanas

2 a 8 horas

Prazo para ocorrência de resultados

Duas semanas a seis meses

Imediatos

Garantia de resultados

80%

100%

A conclusão é que ambas as técnicas são complementares e sempre que possível, devem ser aplicadas as duas em conjunto, se você quer atingir mais e melhores resultados.

Procedimento de posicionamento

A) Considerando que você já tenha as páginas prontas (seus anúncios), que é a situação mais comum (você fez as páginas e só agora descobriu isso não traz os resultados esperados). Este é o procedimento para dominar os buscadores:

1. Criação da listagem de posicionamento – que será usada para otimização e PPC;
2. Otimização as páginas com esta listagem (otimização);
3. Cadastramento das campanhas PPC (PPC);
4. Cadastramento as páginas nos buscadores (otimização);
5. Verificação do posicionamento e realização de ajustes (ambas as técnicas).

B) Mesmo que as páginas estejam prontas, você sempre pode desenvolver novas páginas, voltadas especificamente para influenciar os buscadores, e para este caso ou se ainda não tiver criado suas páginas, sugerimos o mesmo plano de ação, acima com a diferença que no segundo passo, ao invés de otimizar páginas que já existem, serão criadas novas páginas otimizadas desde o principio.

Cronograma

O diagrama a seguir representa a implementação de uma estratégia de posicionamento durante 8 semanas:

Etapa

Período (semanas)

1

2

3

4

5

6

7

8

Planejamento da campanha

Listagem de posicionamento

Método de Otimização

Criação das páginas otimizadas

Cadastramentos nos buscadores

Otimização das páginas existentes

Cadastramentos nos buscadores

Verificação dos resultados e ajustes

Método PPC

Cadastramento da campanha PPC

Verificação dos resultados e ajustes

Esta é uma estimativa que você pode usar como guia para a sua campanha. Lembre-se que pode variar, de acordo com a extensão das palavras chave e a sua experiência com posicionamento.

Esta é uma estimativa que você pode usar como guia para a sua campanha. Lembre-se que pode variar, de acordo com a extensão das palavras chave e a sua experiência com posicionamento.

Contratando o serviço

Diversas empresas oferecem o serviço de posicionamento e estas dicas servem para ajudar a avaliar uma que possa te atender:

- Peça referências -  não apenas de nomes de clientes, mas peça pra ver os resultados e se possível fale com os clientes para saber se realmente houveram resultados;

- Pesquise o método - ouça bem o que a consulturia tem a dizer sobre os métodos e estratégias que usa. Veja se fazem sentido e podem ser integrados ao planejamento global de sua empresa;

- Alegações de cadastramento em milhares de sites - Corra para longe de empresas que prometem cadastrar suas página em milhares de buscadores (e que cobram uma ninharia pra fazer isso).

O posicionamento só vale a pena em poucos buscadores (os que concentram a quase totalidade das buscas) e os outros milhares alegados por estas empresas são, na verdade, fontes para listas de spam.

Empresas que prestam este serviço não entendem nada sobre a realidade dos buscadores e de como integrá-los ao seu marketing, passe adiante.

Saiba mais sobre como o MEiO presta este serviço.

Faça você mesmoDescubra tudo sobre o marketing em sites de busca Aprenda a fazer o posicionamento de suas páginas, de uma forma fácil e divertida, adquirindo o ebook “Dominando os Sites de Busca”. Neste manual você aprende, passo a passo:

* Como criar sua listagem de posicionamento,
* Como fazer a otimização das páginas,
* Como criar páginas otimizadas,
* Onde e como cadastrar suas páginas,
* E muito mais.

Acompanhando este manual, você recebe o ebook “Rodada MEiO-Pay per click”, específico sobre o PPC, completando seu arsenal de conhecimento sobre Posicionamento em Sites de Busca. Veja mais informações a respeito em "Dominando-os-Sites-de-Busca.com

Espero que tenha ficado claro que a atração de tráfego qualificado usando os buscadores é uma forma de marketing de resultados e baixo custo, que provoca um real e mensurável aumento de receita (mais vendas, mais lucro) e muita satisfação.

Copyright © 2004, Renato Fridschtein. Todos os direitos reservados.