Onde é que é mesmo?

AddThis Social Bookmark Button

"Eu não vim para explicar, eu vim para confundir"
-- Chacrinha

Saiba como evitar um dos maiores erros cometidos por mais de 95% das empresas que estão na internet.

Você já deve saber, a esta altura, que não basta ter uma página publicada na web, é preciso atrair tráfego para o site.

No começo, você só deve fazer uma venda a cada milhares de visitantes que chegam ao site, isso se tiver sorte. Com o tempo e se você fizer tudo direitinho será uma venda a cada poucas centenas de visitas e depois a cada cem visitas e finalmente a cada poucas dezenas.

É nesta época que você se percebe que o esforço valeu a pena. Só que muita gente desiste antes de chegar lá.

João e Maria

A gente chama este processo de qualificação de tráfego, isto é, à medida que o tempo vai passando você descobre onde estão as pessoas realmente interessadas em seu produto e deixa uma trilha digital para que eles possam seguir e encontrar você.

Outra forma de entender a qualificação é responder a esta pergunta: "você prefere mil visitantes e realizar 10 vendas (1%) ou ter apenas 10 visitantes e realizar uma venda (10%)"? Claro que a segunda opção é melhor.

Apesar da quantidade de visitas ter sido menor (bem menor), o resultado (qualidade) foi dez vezes maior, porque de alguma forma, você qualificou seus visitantes.

Agora eu quero falar sobre um dos maiores erros que a maioria das empresas que estão operando na internet comentem.

Não vou falar como fazer a qualificação nem sobre os diversos métodos de atração de tráfego. Você pode ver isso em outros artigos do www.meio.ws.

Vamos partir do principio que você criou um bom site, com um texto sedutor, um anúncio arrasador e um banner atrativo; trocou links com vários sites e colocou anúncios em vários ezines que falam direto com seu cliente potencial.

A campanha de atração foi ótima e trouxe milhares de pessoas para sua página. Parece que você vai arrasar, mas as vendas não acontecem...

Aí você se pergunta "por quê?" Você e 99% dos sites que estão por aí. O problema é tão simples que escapou.
A verdade é que a grande parte das promoções que eu vejo por aí caem no mesmo erro, de novo e de novo.

Lembre-se, nós consideramos que o site foi bem construído para vender: redação impecável, gráficos bem acabados, a campanha de atração teve sucesso... e mesmo assim o resultado foi menos que satisfatório.

Se você está curioso, vamos lá. Quando você fizer uma campanha de divulgação promovendo um produto, faça com que o link vá direto para a página do produto e não pra home page (págna inicial).

Não enrole, não desvie. Se você quer vender seu peixe, mostre o anúncio de cara. Depois, se o internauta quiser, ele vê o restante do site (que deve ser todo no sentido de reforçar a mensagem).

Pode conferir, clique em alguns banners que estão por aí. Pode ser qualquer um ou só aqueles que parecem mais interessantes e veja quantos vão direto para o que te chamou a atenção e quantos vão pra home page. Tenho certeza que a maioria vai para a home e a venda vai pelo ralo.

A verdade é que o surfista digital (nós) é preguiçoso e imediatista. A velocidade da tecnologia nos acostumou mal e a gente quer tudo rápido e fácil. Não complique.

Como já disse várias vezes, facilite a vida do visitante e você faz um cliente. Se complicar, será derrotado. Não deixe isto acontecer.

Simplifique

Você não pode pensar em um banner como uma peça isolada, você deve pensar no banner como parte de uma campanha.

Por exemplo, você está vendendo um produto (sei lá, gás de cozinha) por 50% do preço normal e decidiu colocar anúncios em banners em um grande portal. O banner diz algo como: "Gás de cozinha pela metade do preço, entregas em todo o Brasil".

Todo mundo usa gás de cozinha e todo mundo gosta de um bom desconto, então é possível que você consiga atrair bastante gente interessada. No que estas pessoas estão interessadas? Gás de cozinha pela metade do preço e não em saber que além disto você vende bujões, compressores, fogões, etc. e tal.

O link deve ir para uma página que permita adquirir o produto promovido. Depois de vender, você pode manter contato e vender outras coisas.

Siga esta dica e vai melhorar suas chances. Agora, se mesmo assim não vender muito (ou nada), então o problema está em outra parte do site, mas sobre isto vamos falar em outra oportunidade.

Copyright © 2004, Renato Fridschtein. Todos os direitos reservados.