Você sabe como publicar suas páginas na rede?

AddThis Social Bookmark Button
"Não confunda movimento com ação"
-- Hemingway

Todo webmaster (e todo empresário que faz as vezes de webmaster) precisa saber colocar como colocar seus sites na internet.

Muitos programas de criação de páginas, já vem com recursos embutidos para fazer as operações de publicação, mas nem sempre você tem este software em mãos. É bom conhecer o básico.

Por isso você precisa de um protocolo de transferência de aquivos, ou FTP (File Transfer Protocol). Esta tecnologia permite baixar e passar arquivos de seu computador para um servidor de FTP que também é um servidor web (HTTP) rapidamente.

Significa que os endereços www.meio.ws e ftp.meio.ws representam a mesma pasta no mesmo computador, só que são usados em momentos distintos, como você vai ver...

Computadores e suas boas maneiras

Os computadores e aparelhos que tem habilidade de conversar entre si, usam alguns procedimentos para que se entendam. Estes procedimentos são chamados protocolos.

Provavelmente você já ouviu um exemplo de protocolo: o do fax. Se você já mandou ou recebeu alguma mensagem de fax, lembra-se que a certa altura, a maquina dá uns gritinhos? Aqueles som agudo e incompreensível (para nós) é o apelo desesperado de uma máquina pela atenção e companhia de outro fax.

É o jeito dela dizer, 'Alô, sou um fax, tenho uma mensagem para você. Você é um fax?'

Se bem que podia ser menos escandaloso!

Quer ver uma coisa curiosa? Então, pegue o controle remoto da tv. Ele usa comunicação infra-vermelho (IR de infrared) que é invisível, pelo menos, a olho nu.

Agora veja que legal: aponte sua webcam ou a câmera do celular para o emissor de IR do controle remoto e aperte qualquer botão. Olhando pelo monitor da câmera, verá os tais raios invisíveis. Este é mais um veiculo para um protocolo. Um protocolo mais simples, que é falado entre o controle e a tv.

Voltando à web, já notou que quando você usa digita um endereço www qualquer no navegador, ele acrescenta 'http://' sempre que você não o faz? Isso serve para dizer ao programa sob qual protocolo que o endereço deve ser interpretado.

Quando nada é informado, o http é assumido como a sua escolha. Já que é o padrão para navegar na internet. HTTP quer dizer, Hyper Text Transfer Protocol ou protocolo de transferência de hipertexto, um protocolo especializado em páginas de internet (também chamadas documentos de hipertexto).

O FTP é similar, mas a especialização dele é na transferência dos arquivos independente do formato. Ele não liga se é uma página, um ebook, uma imagem, um video, uma planilha, um áudio, etc. Seja lá o que for, ele pega os arquivos e os transfere, copia, apaga, renomeia, etc., rapidamente.

Por isso, ambos protocolos compartilham os mesmos servidores: o webmaster usa o ftp para publicar o site e os visitantes usam o http para navegar e assim, ficam todos felizes para sempre.

Usar ftp é fácil. Você já vem fazendo algo parecido há algum tempo.

Para usar o ftp você precisa de um software cliente de ftp e algumas informações fornecidas pelo seu provedor.

Na próxima seção deste artigo você tem alguns links para tais programas, mas uma vez configurada a conexão, você vai notar que o programa é parecido com um gerenciador de arquivos. Talvez porque é exatamente para isso que ele existe: gerenciar arquivos.

A diferença é que estes arquivos estão tanto em seu pc como em um computador na internet (o mesmo que as pessoas vão para navegar seu site).

Você pode mover os arquivos de um lado para outro e fazer tudo mais que um arquivo e uma pastas aceitam: mudar o nome, copiar, apagar, alterar as permissões de uso, fazer downloads e uploads.

Download você sabe, é quando você baixa os arquivos que estão na internet para o seu dispositivo. Upload é o contrario: quando você leva os arquivos do seu cliente para o servidor.

Hora da agir

Você pode usar o próprio navegador de internet para navegar no ftp. Basta entrar com ftp:// e o nome do servidor para ativar este recurso, mas se você quer alguns programas de clientes de ftp, eis uma lista de software gratuitos:

Para Windows, temos duas dicas:

Leech FTP – Ultra simples de usar, este programa pode ser baixado diretamente desta página: http://baixaki.ig.com.br/site/detail3373.htm

Filezilla – é o programa que uso atualmente por que é simples, rápido, eficiente. Baixe-o em: http://baixaki.ig.com.br/site/detail33056.htm ou http://filezilla.sourceforge.net/ para obter mais informações.

Para Linux, a lista é interminável. O Kasablanca é legal, mas meu preferido é o Krusader, que tem a interface mais simples do mundo com dois painéis, lado a lado: pasta local à esquerda, e pasta remota à direita. O legal é que quando você muda de pasta de um lado, o outro muda também, acompanhando os movimentos, o que facilita muito.

Agora é só escolher a sua opção e começar a publicar estas páginas que já estão pegando poeira no seu computador. E se precisar de mais informações, você encontra excelentes tutoriais sobre ftp e outros protocolos na internet.

Boas transferências!

Copyright © 2006, Renato Fridschtein. Todos os direitos reservados.