Computafone

AddThis Social Bookmark Button
“Só acreditamos no que nos dá prazer acreditar”.
-- Ernest Dichter

Você gostaria de gastar menos (quase nada) em suas ligações internacionais e interurbanas (e até nas locais)?

E quem não gostaria?

Você se ressente porque gostaria de falar com mais gente distante (em outras cidades, estados e países) pelo fone e só não o faz porque o custo é alto?

E quem não gostaria?

Se você tem acesso a banda larga (como 5 milhões de internautas no Brasil) fique comigo que vou te mostrar como falar mais e pagar menos.

Avanços tecnológicos

Meses atrás, o Gilberto, um amigo de Fortaleza me ligou para contar que estava trabalhando com uma turma de crânios que tinham desenvolvido um programa para falar de pc a pc com qualidade de telefone.

Ele queria minha participação na campanha de marketing e me mandou o link. Baixei e instalei o programa sem maiores problemas e comecei a usar. Com ele (Gilberto), e com alguns alunos que tenho em outros estados e em Portugal.

O software estava quase lá. Como outros programas que já tinha experimentado, apresentava algumas falhas. A qualidade de voz era razoável, mas a performance da rede não era tão boa e a conversa ficava quebrada como num celular em um túnel. Se não fossem os problemas de performance, poderia ser um produto viável.

Só que as conversas com meus alunos despertaram o desejo de usar este tipo de tecnologia. Trato com pessoas do mundo todo e acho o email uma ferramenta sensacional para a comunicação. Mas em certos momentos, nada melhor que uma conversa ao pé do ouvido. É mais rápido e alguns detalhes delicados soam melhor ouvidos em vez de escritos.

VoIP no Brasil

Mais uma palavrinha que a Internet inventou. VoIP, escrito assim mesmo ( :-s ) é Voice over IP (voz sobre IP). IP é Internet Protocol (Protocolo de Internet) e voz é fala ou o som emitido pelo aparelho fonador, conforme o Aurélio.

O que eu sei é que o brasileiro gosta de falar pelos cotovelos e não tem razão para este sistema não pegar, ainda mais porque é grátis – considerando que você tenha acesso à banda larga, um microfone, falantes ou um headset.

Padrões patrões

Uma coisa que a Internet é craque é a velocidade com que alguns padrões se formam. Logo depois do v59 (o protocolo de que falei no inicio desta matéria), algumas buscas me mostraram que o programa para comunicação VoIP grátis padrão era o Skype.

Este software possibilita conversas de voz entra PCs e também permite ligar do computador para telefones, praticamente no mundo todo, pagando uma fração da ligação normal.

Outras características do Skype são:

Conferência: você pode falar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, possibilitando conferencias de voz. Você poderia estar em São Paulo e se reunir com seu sócio em Manaus e um cliente na Suíça, sem pagar por isso.

Janela de Chat: para quem gosta de teclar, o programa acompanha uma janela para bate papo e transmissão de arquivos. É muito pratico para mandar endereços de web e documentos.

Ligações para telefones normais: isso eu já falei, mas vale a pena repetir. Você pode ligar para telefones como se fossem ligações locais ou até mais baratas.

Por essas e outras, as teles estão em polvorosa. Elas terão de se reinventar, já que só o skype foi baixado quase 150 milhões de vezes e se você quiser economizar, vai aumentar este numero.

Está curioso para tentar este programa? Então, vá para a home do site  http://www.skype.com/intl/pt/ (em português) e pegue a versão adequada para o seu sistema (tem para todos os gostos). Para baixar o skype, escolha a sua plataforma nesta página http://www.skype.com/intl/pt/download/ .

Mencionei que não custa nada?

Copyright © 2006, Renato Fridschtein. Todos os direitos reservados.