Meu nome é Bond, Browser Bond

AddThis Social Bookmark Button
"A sorte favorece a mente bem preparada."
-- Louis Pasteur

Uma tarefa que todo webmaster enfrenta uma vez ou outra é a analise de sites. Sejam os seus próprios sites, sejam de concorrentes ou mesmo durante alguma pesquisa para a criação de um novo.

Dependendo do que está procurando, esta analise pode ter diversos ângulos e depender de diversas ferramentas. Por exemplo, você pode querer ver os scripts que uma página tem, os links, imagens, etc.

Você pode querer analisar a posição da página junto aos buscadores, descobrir o tempo de carga, traduzir algum texto e por aí vai.

Enquanto todas estas questões podem ser resolvidas manualmente, achei um programa que facilita muito estas tarefas, permitindo que com um clique do mouse você obtenha informações como as citadas e muitas mais.

Você vai adorar este programa, que é como um navegador ‘bombado'. Além de navegar pelas páginas da Internet, ele permite que você navegue por trás delas, como um verdadeiro espião. Com um simples clique, você tem acesso a uma miríade de informações.

Dê uma olhada nesta figura:

O programa é dividido em 4 painéis:

1. Barra de endereço – onde você coloca a página que quer investigar.
2. Menu de recursos – é a lista de ferramentas que você tem acesso.
3. Janela de navegação – é onde a página aparece como em qualquer navegador.
4. Janela de status – acompanha cada passo da carga da página.

A principio funciona com um navegador normal, você coloca uma URL na barra de endereço (1) e ele abre a página correspondente (3). Mas as semelhanças param por aí.

Para começar, tudo que acontece vai aparecendo na janela de status (4), inclusive com o tempo de carga, local de onde está baixando o elemento, etc.

E uma vez que a página está carregada, você pode começar a inspecionar dezenas de itens interessantes a partir do menu de recursos (2).

Alguns exemplos:

- Você quer ver como a página é mostrada pelo Firefox (concorrente do IE), é só clicar em Mozilla.

- Se a página tem um formulário, clique em Forms e todos os campos (visíveis ou não) são listados. O mesmo vale para imagens, links, scripts, metatags e páginas de estilo.

- Quer saber quem é o detentor do domínio? Clique em Whois e terá informações completas (não funciona com domínios .br).

- Quer saber o IP do servidor onde o site está hospedado? Clique em DNS.

Isso sem falar dos recursos on-line que você tem acesso – também com um único clique – tais como: validação de código do W3C, posições no Alexa e no Google e muito mais. Você pode monitorar o tempo que o site fica fora do ar, examinar as palavras chave da página, saber em quais buscadores a página está registrada, navegar anonimamente... É tanta coisa que só vendo.

Só não vou sugerir que você troque seu navegador preferido por este software de uma vez, porque a performance não será melhor (alias, algumas páginas entram até mais devagar), mas quando você precisa de uma ferramenta para examinar um site profundamente, este programinha vem a calhar.

O nome do software é Site Inspector e você pode baixar uma versão de teste gratuita valida por 30 dias em http://www.paessler.com/download/ .

Este site (Paessler) tem outros pacotes interessantes que você pode testar, mas o Site Inspector já é uma mão na roda. Não perca.

Copyright © 2006, Renato Fridschtein. Todos os direitos reservados.