Botando a mão nas imagens da tela

AddThis Social Bookmark Button
“Uma imagem vale mais que mil palavras”
Agora você vai conhecer uma técnica simples para pegar as telas do pc e fazer delas o que desejar.

Você pode usá-las para criar anúncios, tutoriais, artigos ou seja, conteúdo. Pode até pedir ajuda. E pode fazer o que bolar sua imaginação.

Suporte baseado em imagens

De vez em quando, passar informações por email e fone não bastam para se resolver os pepinos do computador rapidamente. São mensagens de erro esquisitas, traduzidas pobremente que congelam você e seu trabalho.

É nesta hora que enviar uma imagem da tela do seu PC para o suporte salva o dia. Veja como é fácil de fazer, praticamente, você só tem de apertar um botão.

Capturando erros

Siga estes passos e em poucos minutos terá terminado de capturar a tela:

1. Abra a página ou programa com problemas. Siga todos os passos até que o erro apareça. Por exemplo, a imagem a seguir mostra um erro de certificado de segurança que aparece em um determinado endereço de internet.

2. Agora que você vê a tela que mostra a mensagem de erro, pressione a tecla ou ou ainda . Depende do teclado, mas normalmente fica no grupo de três à direita das teclas de função. Esta é a tecla que fica na posição assinalada pela seta vermelha desta imagem. Isso fará com que a imagem seja copiada na memoria do computador, mais precisamente, na área de transferência.

3. Agora, abra um programa de tratamento de imagens como Paint, Gimp, Photoshop, Fireworks ou o seu preferido, etc. Em alguns programas, será precisa abrir um novo documento (menu arquivo>novo) que deve ser do tamanho da resolução de tela que está usando no momento.

4. Pressione as teclas + ou cole o que está na memória, clicando com o botão direito do mouse e em 'colar'. Se der tudo certo, você verá a tela do problema como imagem no programa de tratamento. Em nosso exemplo, usamos o Paint.

5. No nosso exemplo, recortamos a imagem e recomendamos que faça o mesmo, mas este passo é opcional.

6. Salve ou exporte esta imagem, de preferência no formato .gif. Outros formatos aceitos são .jpg, .png, .psd ou .bmp, dependendo do uso posterior que dará ao arquivo.

7. O Paint é um programa simples e imagens de tela salvas com ele, tendem a ficar muito pesadas, com muitos megabytes, mesmo que use um formato compacto. Se pretende enviá-las por email, será preciso diminuir a imagem para caber em poucos kbytes. Use o Irfan para diminuir o tamanho delas.

8. Envie o arquivo da imagem como anexo para o email do suporte. Se a imagem ficar maior do que 1 Mb (1.000 Kb), tente comprimir (zipar) antes de enviar.

Chame o suporte

Pronto! Seguindo os passos acima você poderá enviar ao suporte as imagens das maiores encrencas que seu site enfrentar e nos ajudará a resolvê-los.

Mas não é só isso que você pode fazer. Use esta técnica para extrair imagens de tela e usá-las em artigos e tutoriais que você pode publicar no seu site e quem sabe até vender.

Este é apenas um dos tutoriais à disposição dos empreendedores e webmasters que hospedam seus websites na Locamais.com.

Copyright © 2006, Renato Fridschtein. Todos os direitos reservados.