Navegando no piloto automático

AddThis Social Bookmark Button

Observando um colega,   notei que ele se atrapalha todo com a navegação. O mais engraçado é que ele não sabe que tem diante de si uma ferramenta simples que pouparia minutos preciosos de sua vida, todos os dias.

É o que chamo de navegação por controle remoto. É algo bem simples. Nada mais que colocar os endereços mais usados na barra de links do navegador para acesso rápido. Se você entendeu o que eu disse, nem precisa ler o resto, se bem que vai perder algumas dicas.

Se não entendeu, continue comigo e vou te mostrar como aumentar sua produtividade em 1000% com uma simples medida.

É que depois de um tempo trabalhando na rede, uma certa rotina se instala.

Você, assim como eu, começa o dia pelos emails, depois segue para uma lista de sites para conferir os negócios.

E perde um tempão, abrindo as janelas de cada site.

Você é dos meus favoritos

Com certeza você já conhece o recurso de marcador de páginas, conhecido como Favoritos. É aquele troço onde você guarda o endereço das páginas que gostou e que não teve tempo de ler... para esquecer e nunca mais ver.

Esses Favoritos são organizados - como tudo mais no computador - em pastas e documentos. Sendo que neste caso, os documentos são os endereços.

Clique em Favoritos>organizar favoritos... Note que uma das pastas dentro dos favoritos é a pasta links.

O que ela tem de especial?

Ora, é a única que aparece na janela do navegador. E isso que permite que uns poucos clicks abram todas as páginas web importantes para você.

Você vai colocar os links dos sites que visita mais, dentro desta pasta e garantir que elas sejam exibidas no navegador. Agora, em vez de digitar o endereço, você só precisa clicar.

Efeitos práticos

Provavelmente, você está se perguntando como fazer tudo isso. Vamos lá!

Abra o seu navegador. Vamos usar o MS-IE como exemplo, mas funciona com Firefox, Opera, etc. Alias, o Firefox tem um recurso que o IE não tem que é uma mão na roda. Recomendo!

Se você não consegue ver a barra de links, pode ser que ela esteja deslocada ou invisível.

Exiba a barra de links, clicando no menu Exibir>Barra de ferramentas>Links.

Possivelmente, já existem alguns endereços na barra. Depois de ver como organizar os favoritos, você poderá se livrar deles.

Agora abra uma das páginas que quer salvar. Quando tiver terminado de carregar, você tem três alternativas:

1.      Do lado esquerdo do http://www. Onde você digitou o endereço tem um ícone (pequeno desenho). Clique e arraste o ícone para a barra de links e solte. Se você criou alguma pasta para guardar o link, pode soltar o ícone sobre a pasta adequada.

2.      Pressione as teclas para ativar a janela Adicionar um Favorito. Selecione a pasta links no campo criar em e clique em Adicionar.

3.      Clique no menu Favoritos>adicionar a Favoritos... Selecione a pasta links no campo criar em e clique em Adicionar.

O efeito deve ser imediato. Não precisa nem fechar e abrir o programa.

Se você cometer algum deslize e quiser corrigir, clique no menu Favoritos>Organizar Favoritos... Deve aparecer a janela Organizar Favoritos contendo o conteúdo do favoritos. Uma das pastas deve ser nossa velha conhecida 'Links'. Clique nela para abrir e você poderá criar, mover, renomear e excluir as pastas e links salvos.

Veja como fica a barra de link personalizada:

Desta forma é fácil entrar em todas   as páginas que gosto ou preciso visitar por lazer ou trabalho.   Agora que você conhece esta forma de turbinar sua navegação,   experimente. Depois que comecei a fazer isso, navegar ficou ainda   mais divertido.

Ah, quase esqueci! A dica do Firefox: tem um recurso extra, muito interessante. Ao   final da lista de sites, aparece a opção abrir tudo   em abas. Ou seja, ele abre diversas páginas ao mesmo   tempo, poupando ainda mais tempo. Confira!

Copyright © 2007, Renato Fridschtein. Todos os direitos reservados.