Cinto de utilidades do webmaster, a custo zero

AddThis Social Bookmark Button
"A pessoa prevenida vale por duas!"
-- dito popular

Hoje você vai conhecer diversos recursos que todo webmaster precisa saber. Estes são programas para criação de sites, manipulação de imagens, transferência de arquivos, acessórios e etc.

Provavelmente, você já usa programas similares. A diferença é que os recursos neste artigos, como diz o título, se referem a programas de distribuição gratuita. Ou seja, você não precisa pagar nada.

Entre as razões para escrever esta matéria, destaco a de responder a mensagens que recebo toda semana, de pessoas interessadas em trabalhar com web, mas que se declaram completamente ignorantes quanto a onde começar e como atingir este objetivo.

Ainda assim, webmasters e webdesigners experientes podem se valer destas ferramentas para diminuir os custos ou porque podem se mostrar alternativas ainda melhores que os programas comerciais.

Modelagem de projetos

Modelagem é um processo no qual criamos uma versão virtual do projeto de forma a verificar suas necessidades sem ter de investir capital consideravel.

UML quer dizer 'Linguagem de Modelagem Unificada'. Trata-se de um conjunto de padrões gráficos e de notação, referidos como modelo UML.

Adotar o UML ou não é uma escolha pessoal. Mas há grandes vantagens em usar este tecnologia se a sua equipe tem mais de uma pessoa. Entre elas, a padronização permite que novos membros da equipe compreendam rapidamente as especificações de um projeto. Outra é que projetos antigos são facilmente relembrados examinando-se os modelos UML correspondentes.

Portanto, se você procura uma maneira de registrar seus projetos sem levar em consideração a plataforma ou linguagem que ele vai usar (uma sábia decisão), o UML se apresenta como uma das melhores alternativas, tanto no curto como no longo prazo.

Software

Existem inúmeros programas de computador para UML. Listamos alguns a seguir, que tem como característica o preço, ou melhor dizendo, a falta dele. Ou seja, são grátis para baixar e usar.


Altova UModel 2008 (grátis por 30 dias)

Visual Paradigm for UML (versão 'Community' grátis para uso não comercial)

http://www.visual-paradigm.com/product/vpuml/index.jsp

Umbrello UML Modeller – totalmente grátis, mas disponivel apenas para o Linux

Manipulação de Imagens

A prevalência de imagens em páginas de internet é inegável. Portanto, um programas para criação e manipulação de imagens é importante para qualquer webdesigner.

Um software gráfico para web, deve levar em consideração características da rede, tais como, o tamanho e formato das imagens.

Os formatos mais populares como BMP ou TIFF, até podem ser usados, no entanto, as imagens deste tipo tem a tendência de ficarem muito pesadas (em termos de megabytes) para serem confortavelmente, transmitidos pela rede e consequentemente, afastarem os visitantes.

Os formatos idéias para a internet são: GIF, JPG e PNG. Então, seu pacote gráfico deve ser capaz de exportar as imagens com estas extensões.

Software

A dica de programa gráfico é um projeto de código aberto, muito popular e poderoso chamado Gimp. Este aplicativo é tão poderoso quanto os pacotes Photoshop ou Fireworks da Adobe, com a grande vantagem de não custar nada.

Outro dia, vi uma revista, destas que vêm com CDROM, sobre este programa. Talvez, se você correr ainda encontre. A vantagem da revista é que ela já traz a versão mais recente do programas e diversos tutoriais, mas se você não achar, não tem problema, entre neste site e baixe o programa:

http://www.gimp.org (home page)

http://www.gimp.org/windows/ (versão para Windows)

Criação de sites

Uma vez que o seu projeto está elaborado e as imagens prontas (ou no forno), está na hora de montar suas páginas de internet.

Na prática, isso significa criar arquivos HTML, a linguagem da internet. Isso poderia ser feito até pelo programa bloco de notas (notepad), mas para a maioria das pessoas, o HTML é incompreensível.

Ou seja, para permitir a elaboração das páginas, com toda facilidade e sem precisar de muito conhecimento técnico, você pode usar um programa visual.

Você monta a página como se criasse um documento no processador de texto, incluindo imagens, formulários, e outros recursos que a web permite. A ao salvar, o programa cria a página web no formato adequado.

Software

Há inúmeros programas que permitem a criação de páginas web. Uma grande variedade deles não custa nada e deste grupo, destacamos dois: nVu e Kompozer.

Na verdade, o Kompozer é uma atualização/correção 'extra oficial do Nvu', indicada aqui por complementar o seu predecessor.

Nvu - http://nvudev.com/index.php

Kompozer - http://www.kompozer.net/

Os dois programas permitem a criação de sites de forma visual, isto é, você não precisa saber html. Mas também permitem o manuseio dos arquivos nesta linguagem.

Avaliando suas criações

Que tal transformar seu PC em um servidor web (pessoal) para testar suas aplicações?

Esta é uma decisão pessoal, já que você pode fazer isso diretamente no servidor web do seu site, mas se o site estiver aberto ao publico, as modificações que você quiser testar terão de ser feitas de madrugada ou em áreas de acesso restrito, para que os visitantes não vejam as mudanças acontecendo.

Você poderia usar o PWS ou IIS da Microsoft para fazer isso, mas como este artigo trata de programas sem custo, optamos por uma solução baseada no Apache Web Server.

Software

Xampp – Este pacote contém, entre outros recursos: o servidor web Apache, o servidor de banco de dados MySQL, o servidor FTP Filezilla, a linguagem de programação PHP e outros componentes interessantes.

No Windows, é só baixar o arquivo neste site http://www.apachefriends.org/en/xampp.html

Depois de instalado e ativado, seu PC vai se comportar como um servidor web. Você pode rodar suas páginas para ver como elas se comportarão quando publicadas na rede mundial. Uma verdadeira mão na roda.

Transferência de arquivos

Finalmente, seu trabalho está pronto e testado.

Agora você quer transferir as páginas, imagens e etc., de seu computador para o servidor web. Você faz isso, usando um protocolo chamado FTP. Publicamos um artigo alguns meses atras chamado 'Você sabe como publicar suas páginas na rede?' onde trato com mais detalhes sobre este assunto.

Software

Neste mesmo artigo constam algumas opções de programas gratuitos, dos quais destacamos o FileZilla, que você pode baixar em http://filezilla.sourceforge.net/

O pulo do gato

Claro que este artigo não esgota o assunto. Existem inúmeras ferramentas para ajudar os webmasters e webdesigners de plantão. Mas estes apresentados aqui, são suficientes para a maioria das atividades de criação e manutenção de páginas na internet.

Quero terminar com uma dica quente:

combine estes programas com um sistema CMS Open Source (um sistema de gerenciamento de conteúdo de código aberto), como Joomla! para a criação de portais ou o Zen-Cart para uma loja virtual e você terá um pacote completo para o desenvolvimento rápido – sem perda de qualidade – de sites e aplicações baseadas na web.

Espero que esta matéria tenha trazido novidades uteis para você. E se quiser sugerir algum recurso para nossa avaliação, envie-nos o nome e endereço web do produto. Seu nome será citado, no caso de utilizarmos suas dicas.

Até lá!

Copyright © 2006, Renato Fridschtein. Todos os direitos reservados.