Porque as pessoas compram: Credibilidade Conta

AddThis Social Bookmark Button
"Quando há confiança, nenhuma prova é necessária.
Quando não há, nenhuma é possível."
-- Francisco A. Madia de Souza

Se você navega há algum tempo, com certeza já bateu em alguns sites que te fazem sentir-se bem instantaneamente, enquanto outros causam um sentimento imediato de rejeição. A primeira impressão pode te levar a navegar profundamente no conteúdo do site ou fazer com que você vá saia fora depois de alguns segundos.

Credibilidade pode fazer ou acabar com suas vendas. E parte da primeira impressão que alguém tem quando visita seu site tem a ver com credibilidade. Afinal, quem fará um pedido se não acredita no que você diz?

Note que antes de alguém se separar de seu dinheirinho, ele ou ela precisam saber que você é confiável. O potencial cliente deve acreditar que você irá cumprir sua promessa e prover o que quer que você esteja vendendo.

O que denota credibilidade?

Para começar, seu site precisa ter um visual profissional. Caso contrário, suas vendas vão sofrer.

Por profissional, estou falando do acabamento. Você não precisa de um visual arrojado, do tipo que só o Hans Donner faria. Pelo contrário, quanto mais simples, melhor. A questão é fazer bem feito. Imagens nítidas e leves, cores acertadas combinando e contrastando sem exageros, as letras nítidas e regulares, o espaçamento adequado, etc.

Olhe bem para o seu site, com um certo distanciamento emocional e veja como você se sente a respeito. O visual 'agride' seus olhos? Parece que foi feito por alguém que está apenas aprendendo a mexer no computador? Você compraria deste site sem conhecer a empresa ou pessoa por trás dele?

Olha, você pode até comprar um design profissional pronto para adaptar ao conteúdo do site que não custa muito. O que custa caro é ter um site pobre, mal feito ou mal acabado.

Em seguida, considere não só o que você diz, mas como você diz. É importante que:

1.      Você saiba do que está falando e

2.      Você fale com autoridade.

E não dá para falar com autoridade se não souber do que está falando.

Por exemplo: se você afirma alguma coisa, você pode prova-la? Você entende do que está falando?

Pode parecer bobagem, mas algumas pessoas contam piadas que elas mesmas não entendem, fazem citações que não compreendem o sentido e basicamente copiam de outros sem realmente entender o que estão copiando. Muitas vezes repercutindo uma afirmação falsa, sem saber.

Se você vai falar de algo que você pensa que é fantástico ou super legal, é melhor saber porque está dizendo isto, não é?

Se você não entende o que está falando, citando ou copiando, alguém pode perguntar sobre o que diabos você está falando - e se não souber explicar, ficará constrangido e sua credibilidade sai pelo ralo.

As pessoas compram credibilidade - não ar quente. Seja você mesmo e tenha certeza que - honestamente - sabe do que está falando. Se o fizer, isto vai refletir no conteúdo, em sua personalidade e nos resultados.
Depoimentos

Uma das maneiras mais fortes de transmitir credibilidade são depoimentos de clientes satisfeitos.

Convença alguns clientes a escrever um depoimento sobre seus produtos e serviços e a te deixar publicá-lo em seu site. Quem ler estas informações assinadas, vai começar a te respeitar, automaticamente.

Não invente depoimentos, provavelmente vai soar falso. Se tiver dificuldades em colher opiniões de seus clientes, veja os emails que já trocaram ou até, escreva um depoimento, mostre a algum cliente com quem mantém relação próxima e peça a ele ou ela para "assinar embaixo". Não invente, porque isso transparece.
Artigos

Publicar artigos em seu site é um ótimo caminho para desenvolver credibilidade. Novamente, deve fazer sentido, ser facilmente entendido e causar interesse.

Você pode escrever seus próprios artigos ou contratar alguém para fazê-lo. Tome o cuidado de não 'requentar' artigos de terceiros que isso também transparece e muito menos, publicar artigos de outros autores e assinar como se fossem seus que isso é crime.

Com o tempo e paixão, seu talento para redação tende a melhorar, bem como sua credibilidade. Daí em diante, outros sites e mesmo outras publicações se interessam por republicar suas matérias, o que aumenta ainda mais a sua reputação.

Esta é só a ponta do iceberg, mas deve ser suficiente para fazer seus sucos cerebrais ferverem.

O que você vai fazer hoje para incrementar sua credibilidade?

Copyright © 2006, Renato Fridschtein. Todos os direitos reservados.