Porque as pessoas compram: Garantia de Satisfação – Sem Riscos para o Cliente

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O que quer dizer ‘sem risco'? É saber que se você adquire alguma coisa online e não fica satisfeito, você pode retornar o produto e receber o dinheiro de volta. Basicamente estamos falando da garantia de satisfação.

Que tipo de garantia você oferece a seus clientes? Para começar, é importante que eles entendam que você quer devolver o dinheiro a eles caso fiquem insatisfeitos. Parece muito simples e de fato, deveria ser.

É certo que algumas pessoas tirarão vantagem de sua gentileza e comprarão o produto, sabendo que tem a intenção de pedir o retorno do dinheiro e nestes casos, você tem que sorrir (amarelo) e aceitar.

O importante é que você precisa fazer os clientes sentirem que não há riscos para eles ao comprarem seus produtos.

Então, não esqueça de definir e apresentar claramente a sua garantia em seus argumentos de venda. Deixe as pessoas saberem que você devolverá o dinheiro, caso elas não estejam satisfeitas.

Não tente estipular e limitar sua garantia. A maioria das pessoas é honesta e não vai tentar tirar vantagem de suas boas intenções. Aqueles que não são tão honestos vão ignorar qualquer condição para a garantia mesmo... Então os ignore primeiro e não alimente o baixo conceito de boa fé que eles têm.

Quão longa deve ser sua garantia? Depende do produto ou serviço. A lei brasileira determina 90 dias, mas você não precisa se limitar a isto. Um treinamento mensal, por exemplo, em que as mensalidades são pagas a cada 30 dias deve ter garantia igual a este período, caso o cliente não esteja satisfeito ele não irá renovar a mensalidade.

Um ebook por outro lado pode ter a garantia tão longa quanto você quiser, por outro lado, se o produto pode se estragar, você deve dar uma garantia compatível com os riscos.

Alias, quanto mais longa a garantia, menor as chances de alguém pedir o reembolso. Quem é que vai se lembrar depois de 6 meses ou um ano de ter comprado o produto?

O importante é que o cliente sinta que não há riscos. Lembre-se de oferecer uma garantia razoável. O simples fato de ter a garantia dispara um gatilho na mente das pessoas colocando-as à vontade, sabendo que não terão problemas com você, seus produtos e serviços.

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