Conheça o ROI, seu melhor amigo na hora de comprar anúncios na Internet (e fora dela também)

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"Metade do dinheiro que gasto em publicidade é jogado fora.
O problema é que não sei qual a metade"
-- Lorde Leverhulme

Você já tem uma página na Internet ou ainda está pensando em fazer a sua? De qualquer forma, vai descobrir que sua home page por si só não terá muito valor. Ter um site na Internet é como ter um folder de sua companhia no meio do deserto do Saara. Se ninguém pode vê-lo, ninguém pode comprar.

Se o site não recebe visitas, não vende. É preciso atrair. Quanto mais visitas o site receber mais possibilidades terá de fechar negócios. Para isto terá que divulgar dentro e fora da Internet.

Existem diversas maneiras de atrair consumidores para seu endereço na Net e grande parte das atividades de divulgação e atração de visitantes envolve métodos de baixo investimento e até gratuitos. Outros, porém podem ter um custo bem salgado. Como você vai proteger o seu bolso?

Nenhuma empresa ou profissional pode se dar ao luxo de jogar dinheiro fora em campanhas vazias que não trazem resultados. Você não tem dinheiro para gastar a vontade e mesmo se tivesse não iria querer desperdiçar, não é?

Como saber o quanto é seguro investir? Hoje você vai descobrir se o dinheiro que emprega em publicidade na Internet está valendo a pena ou é tudo prejuízo. Vou te apresentar o ROI, ele sabe a resposta.

ROI é o Retorno do Investimento sobre suas campanhas. Seu cálculo é simples. ROI = Lucro Líquido - Custo da Campanha.

Vamos usar como exemplo uma campanha de banners, aquelas faixas e botões que funcionam como propaganda nos sites e que quando clicados levam a outra página. Acho que a melhor comparação com o mundo fora da Internet é o outdoor.

A forma mais popular de comercialização de banners é o CPM ou Custo por Mil Impressões (impressões em tela). Uma campanha simples em que você não seleciona quem será sua audiência não deve custar mais de R$ 20,00 CPM. O veículo deve pedir um mínimo de 10.000 impressões, o que daria R$ 200,00.

Já a performance de um banner é medida em "Click Through" (CT), valor que representa o número de vezes em que um banner é clicado. A média mundial é menor que 1%, portanto vamos trabalhar com esta figura.

Em nosso exemplo você comprou 10.000 impressões, que resultaram em 100 visitas (1%), pagou R$ 200,00 pelos 100 internautas, ou seja, R$ 2,00 por visitante.

O próximo passo é saber a Taxa de Conversão (TC) que representa o número de pessoas que precisam visitar seu site para realizar uma venda. Seu provedor deve oferecer um relatório de estatística de acessos para você calcular a TC, dividindo o total de visitas em determinado período pelo número de vendas ocorridas.

Se seu provedor não oferece nenhum tipo de estatística, você pode usar um serviço baseado na Internet (WebTrends, por exemplo) ou procurar um provedor melhor. Pense nisso!

O valor que vamos usar aqui é 2%, uma taxa de conversão bem realista. Significa que a cada 50 internautas que vem ao site uma venda é concluída.

Agora você sabe que cada visita custou R$ 2,00 e você precisa 50 visitantes, então o custo para vender uma unidade do seu produto é de R$ 100,00. O Lucro Líquido por produto tem que ser maior que isto ou o ROI fica menor que zero e você estará jogando dinheiro fora.

Vou mostrar o esquema de outra forma e você mesmo poderá adapta-lo a suas campanhas e ficar sempre no lado seguro.

Custo da Campanha - O custo total da campanha que está sendo estudada. 10.000 impressões a R$ 20,00 CPM = R$ 200,00 CT (número de pessoas que clicam no banner) = 1% = 100 visitantes

CV (custo de cada visita) = 10.000 impressões / CT = 1% de R$ 200 = R$ 2,00

TC (taxa de conversão ou número que visitas por venda) = 2% (realista) Isto significa 50 visitas para cada venda.

CC (custo de conversão ou quanto custa cada venda) - Para R$ 200,00 houve 100 visitas e apenas duas vendas, ou seja, R$ 100,00 por negócio.

Agora você está pronto para proteger seu investimento, sabendo como calcular o custo de venda de seus produtos baseado em campanhas de publicidade.

Use este conhecimento fora da Internet também. Com pequeno esforço você pode saber o ROI de campanhas de outdoor, tv, rádio, jornal, etc. E principalmente saber se está empregando bem o seu dinheiro.

Os valores usados neste artigo estão baseados em estatísticas reais. Mesmo assim existem várias maneiras de aumentar o retorno do marketing de seu empreendimento, atraindo mais visitas, melhorando a performance dos banners e a taxa de conversão, mas isso vai ficar para outro dia.

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