Retrospectiva 2002

AddThis Social Bookmark Button
"O homem que remove uma montanha
começa carregando as pequenas pedras"
-- William Faulkner

Adoro o Natal. Época em que somos tocados pelo espírito de compaixão. Eu queria que o Natal fosse todo dia 25. Imagine trocar presentes todos os meses, mesmo que apenas um abraço, refazer os votos de felicidade que tanto nos motivam, e rever o que fizemos durante o mês, usando os últimos dias para corrigir nossos erros. Imagino que teríamos um mundo melhor.

Aos que criticam a data por seu caráter comercial: É verdade. O Natal é a principal data do comércio, que afinal, é a forma como mostramos nosso carinho e apreço pelas pessoas quando não encontramos palavras que o façam.

Este é meu presente para você neste Natal. Um artigo que versa sobre um importante aspecto de nossas vidas, que é muitas vezes relegado, devido à falta de tempo.

Como se preparar para 2003

Um hábito das pessoas de sucesso é o planejamento. Elas definem seus objetivos e as táticas que vão usar para alcançá-los. Durante o percurso, fazem os ajustes necessários diante dos exageros do plano e diante do inesperado.

De tempos em tempos – é imprescindível – analisam a situação. Olhando em volta, comparam seu plano original no cenário original com o plano atual e o cenário atual, medindo os desvios e a distância das metas.

Os fatos da vida são imprevisíveis. É melhor se preparar para encará-los e ajustar o rumo conforme a direção do vento. O que interessa são – mantendo-se vivo o espírito ético – os resultados.

Você pode começar seu planejamento para o sucesso a qualquer hora. Aproveite o ritmo da sociedade. O final do ano é uma época especial para se analisar o passado recente e enumerar seus sucessos, e mesmo os fracassos – que tanto nos ensinam – e assim preparar-se para o ano que inicia.

Convido você a dar-se de presente, 15 minutos desta hora para fazer a sua retrospectiva 2002 e preparar-se para o próximo ano.
O ano do posicionamento nos sites de busca

Para facilitar seu trabalho, vou apresentar a minha retrospectiva do ano, apontando os fatos importantes que me ocorreram, preparando o terreno para 2003.

Janeiro/ fevereiro

Estava em Fortaleza, preparando para mudar pra São Paulo em busca de um mercado de Internet maior.

Não podia abrir novos clientes que ficassem dependentes da minha presença física e este foi o empurrão definitivo para concentrar meus negócios na rede e pensar seriamente num produto de informação.

Vinha há meses, trabalhando com sucesso no posicionamento de páginas nos buscadores. Pensei que este serviço poderia mesmo ser transformado em um manual útil aos webmasters e empreendedores.

Resumo: Examinei o cenário e iniciei um plano de ação.

Março

Com a mudança, algumas coisas andaram um pouco devagar – tive de aguardar quase o mês todo para que chegassem minhas coisas.

Outras aceleraram a velocidade máxima – uma semana após minha chegada, a TeRespondo me convidou para a posição de reseller. Quando examinei o serviço deles, vi que complementava o posicionamento por otimização e que seria uma ótima oportunidade trabalhar com eles.

Resumo: Mais uma vez, estava colhendo os frutos de um trabalho planejado tempos atrás. Realizei os ajustes necessários ao plano.

Abril / Maio

Levei um mês planejando e preparando a estratégia que seguiria com relação ao posicionamento. Tanto o manual sobre otimização, quanto a TeRespondo.

Em Abril lancei a campanha TeRespondo com resultados tão positivos que a empresa me convidou a reescrever partes de seu site.

Este foi meu primeiro contrato internacional desde que comecei a trabalhar com Internet.

Resumo: desenvolvimento do plano e acompanhamento dos resultados.

Junho / Julho

Um amigo me convidou para ir a um seminário na BOVESPA onde diversas empresas estariam apresentando suas soluções de negócios para Internet.

Todos os palestrantes tinham produtos interessantes para mostrar e os contatos que fiz me trouxeram resultados na mesma semana.

O principal foi constatar a necessidade de aprender mais sobre finanças e investimento.

Então, aconteceu algo engraçado. Joe Vitale, escritor e redator publicitário, dos mais conhecidos da Internet, apresentou-me um novo serviço que juntava um clube de investimentos com o marketing de rede.

CASHevolution é o nome deste serviço. Permite criar uma renda mensal e ensina como aplicar esta renda em ações, fundos mútuos, etc. Educação financeira e uma fonte de receita. Tudo que eu procurava.

Abri uma conta neste serviço e desde então já faturei 10 vezes o que investi. Nada mal pra 5 meses de trabalho.

Agosto

Nasceu meu sobrinho Marcelo. Não tenho filhos então ele é como se fosse meu filho também. Pelo menos é meu afilhado e é um bebe adorável.

Além disso, continuei o trabalho com a TeRespondo, ajudando-os a desenvolver um plano de marketing.

Também conclui o manual “Dominando os sites de Busca” que comecei a vender para alguns webmasters para colher suas impressões e modificar o ebook onde fosse necessário.

Setembro / Outubro

Larguei o Cigarro. Foi mais fácil do que eu pensava. Usei o método de filtros (desses que vende nas bancas e farmácias). O fator principal para ter conseguido largar, creio, foi a programação mental. Repetir que estava largando o hábito pra mim mesmo várias vezes tornou tudo mais fácil.

Nesta época eu tinha três atividades: vender o manual, trabalhar com a TeRespondo e desenvolver o programa de marketing de rede. Dividi meu tempo entre essas atividades de forma a executá-las com qualidade. Deixei de pegar diversos projetos pra não “engasgar”.

Novembro

Conclui as páginas para vender o ebook e fiz um pré-lançamento para os leitores do ezine MEiO no email. Está vendendo bem :-)

Chegou meu cartão do CASHevolution e pude fazer os primeiros saques. É muito boa a sensação. Veja uma foto com meu cartão OneSmartCard.

Comecei então a pensar num projeto para o próximo ano. Será um novo produto que acredito não tem similar no mercado nacional e pensando bem, nem mesmo no exterior.

Faltando dois dias pra terminar o mês, tive a idéia de criar uma campanha solidária para levantar fundos para uma entidade de assistência social.

Dezembro

Procurei uma entidade conhecida que levou uma semana para me dizer que não poderia fazer a parceria este ano.

O tempo corria então, fui logo procurar outra entidade que sentiu que eu estava falando a sério. Era a Federação das APAE do Estado de São Paulo. Correndo contra o relógio, coloquei a campanha solidária no ar.

Tomou-me bastante tempo e atrasei o lançamento. Pode ser que eu não atinja a meta, nem de longe. Se isso não for um sucesso não importa, porque aprendi com os erros que cometi e a próxima campanha solidária que eu fizer será melhor.

Preparando-me para 2003.

Não tenho do que reclamar de 2002. Um bom ano, como você pôde acompanhar. 2003 será melhor, primeiro porque quero e depois, porque analiso, planejo e aprendo com meus erros fazendo os ajustes necessários. Quanto mais ajo assim, melhores os resultados.

Você também pode fazê-lo. É só não deixar pra depois. Aproveite o feriado e faça isso agora.

Pegue uma folha de papel e faça sua retrospectiva. Veja como a Copa do Mundo e a Eleição mexeram com seu negócio e com sua vida também.

Então, guarde este documento. Você poderá consultá-lo durante o ano e, principalmente no final de 2003. Vai agradecer ter feito isso.

Aproveito para expressar meus votos de boas festas e desejar a você um ano repleto de bons momentos. Até a próxima.

Copyright © 2004, Renato Fridschtein. Todos os direitos reservados.