Pé na tábua. Páginas que carregam mais rapidamente aumentam suas chances de sucesso

AddThis Social Bookmark Button

“Uma imagem vale mais que mil palavras”
-- Dito Popular

Neste mundo, onde nos acostumamos a ter tudo imediatamente, o visitante vai embora quando a  página demora a entrar e fica perdido para sempre.

Tudo porque você não tratou de comprimir os maiores responsáveis pela lentidão que são as imagens, áudios, vídeos, e até alguns scripts.

Responda rápido: que tipo (formato) de imagem funciona melhor na web? Como tornar suas imagens menores -  carregando mais rapidamente -, mantendo e até aumentando a qualidade delas, ao mesmo tempo?

Se você não sabe (e para construir boas páginas, precisa saber), leia este artigo e descubra a resposta desta e de outras perguntas.

Formatos e extensões

Existem diversos formatos para as imagens de computador. Os mais conhecidos sempre foram o BMP, TIF, PSD. Eu disse foram, porque hoje o que manda na rede, são os formatos GIF e JPG. Estes são formatos comprimidos, enquanto aqueles são formatos de armazenamento sem compressão.

Você quer velocidade e tem que usar formatos comprimidos. E com a compressão, a tendência é perder qualidade. Afinal cada vez que o arquivo fica menor, ele vai perder alguma coisa.

Este é o jogo: comprimir as imagens no limite certo para manter a qualidade profissional.

Mesmo com banda larga você cansa de esperar algumas imagens carregarem, então faça o melhor para o seu visitante, tratando as imagens corretamente.

Portanto, se você está usando imagens com extensões diferentes de .jpg e .gif, é melhor convertê-las.

No final deste artigo, você poderá usar ferramentas preparadas para reduzir suas imagens GIF e JPG e também verá onde baixar um software gráfico que faz isso e otras cositas.

GIF e JPG soam muito bem, mas para que servem? Não posso escolher um deles apenas?

Existem dois formatos de compressão que desde sempre são usados na Internet, reinando absolutos. São dois formatos, porque um sabe fazer uma coisa melhor que o outro.

GIF é melhor para imagens geradas pelo computador e sem efeitos 'degradê' (aquele que varia de uma cor para outra com muitos níveis de cor entre elas), pois permite apenas 256 cores.

Veja este clipart. Foi criado no computador e fica perfeito e leve em gif:

GIF - 8,30 KB JPG - 9,14 KB

A imagem esquerda em gif é ligeiramente menor, mas se você olhar bem, verá que tem um acabamento melhor que a da direita.

JPG fica melhor em imagens naturais, como de fotos (digitais ou escaneadas) e imagens com muitas tonalidades:

JPG - 11,6 KB GIF - 22 KB

A foto da esquerda (JPG) tem quase a metade do tamanho (KB) da outra e você pode reparar que apesar de pequenas diferenças no visual (olhe o céu no canto direito) a primeira é melhor.

Já dá para saber quando usar um formato de compressão ou o outro ?

Saiba que, apesar desta divisão funcionar na quase totalidade dos casos, isso não é ciência exata. Às vezes, uma foto fica bem leve no formato GIF ou vice-versa, mas isso é bem raro.

experimente até pegar o jeito. Ainda hoje, dependendo da imagem, verifico qual dos formatos mantém melhor qualidade, espremendo até tirar todo o bagaço.

Certifique-se de que os formatos de imagens usados em suas páginas estão em GIF ou JPG e seu site ficará mais leve, carregará mais rápido, mais pessoas o verão de verdade, e assim você pode vender pra valer.

Faça você mesmo

As ferramentas gráficas comerciais mais usadas, contam com recursos para converter e reduzir os arquivos de imagens, no próprio programa.

Como eu não sei qual o seu programa, deixe-me oferecer algumas soluções para converter e reduzir suas imagens e te apresentar um programa grátis com o qual poderá realizar esta façanha.

Redutor de GIF

GIFCruncher: Redutor GIF Gratuito
Procure o aquivo GIF no seu disco e então click Crunch

Para receber o GC newsletter (em inglês),
entre com seu email (confidencial):

 

Redutor de JPG

JPEGCruncher: Redutor JPEG Gratuito
Procure o aquivo GIF no seu disco e então click Crunch

Para receber o GC newsletter (em inglês),
entre com seu email (confidencial):

Para usar os redutores:

  1. Clique no botão e selecione a imagem a ser reduzida. Use a caixa de acordo com o formato a ser usado.
  2. Clique no botão Crunch
  3. Uma janela que vai se abrir, onde você verá duas ou três imagens reduzidas, a partir da imagem original que você selecionou*
  4. Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem que quer usar e em seguida escolha a opção 'Salvar imagem como...' e salve a imagem em seu computador.
  5. Pronto!

*para ver e usar mais opções de redução, você deverá abrir uma conta neste serviço.

Estas ferramentas são bem fáceis de usar. Se você quer ousar mais um pouco...

Conheça o Irfan

O Irfan é uma tremenda mão na roda quando o assunto são imagens. Ele permite organizar, converter, reduzir e tratar (basicamente) imagens, sons e mesmo vídeos.

É freeware, o que significa que é grátis, e você pode baixá-lo aqui nesta página, que inclusive traz informações para instalar o programa.

Nesta mesma página, você vai ver um link para baixar o plug-in de tradução para o português e outros idiomas, bem como outros recursos interessantes.

A internet é dinâmica e as coisas podem mudar de lugar. Se estes links não funcionarem, conto contigo para me avisar para que eu possa atualizar este artigo.

Use estas ferramentas (ou as de sua preferência) em todos os seus trabalhos para web. Verá que vale a pena, quando suas páginas carregarem mais rapidamente e os resultados forem cada vez melhor.

É um esforço a mais, eu sei. Mas só precisa ser feito uma vez para cada imagem e vale a pena, então que seja bem feito.

Mãos a obra e até um próximo artigo, onde você vai aprender a produzir áudios menores.

Copyright © 2004, Renato Fridschtein. Todos os direitos reservados.