Uma questão de estilo

AddThis Social Bookmark Button
"O estilo nada mais é do que a ordem e o movimento
postos em seus pensamentos"
-- Conde de Buffon

Você está procurando formas de tornar o desenvolvimento dos seus negócios na Internet mais simples e mais rápido? Conheça este recurso que facilita muito o trabalho de criação de páginas. Você ou seu webmaster precisam conhecer as páginas de estilo:

* Que tal fazer efeitos incríveis de menus sem imagens, sem tabelas e sem complicações?
* Como mudar todas as cores, tipos e tamanhos das letras, fundos e outras propriedades de qualquer elemento visual de um site inteiro com um simples ajuste?
* Como deixar esta coisa de layouts com tabelas de lado?
* Como separar o conteúdo da forma, permitindo muito mais liberdade para criação e publicação de suas páginas?
* Criar páginas mais amigáveis aos buscadores?

Você pode conseguir tudo isso e ainda mais com as páginas de estilo. É algo que vale a pena aprender.

Você já deve ter visto a sigla css por aí. Esta é a sigla de Cascade Style Sheet que significa Página de Estilo em Cascata. Como diz o nome, a função das páginas css é descrever o estilo das páginas do site.

Por estilo entenda, as cores, tamanhos, letras, cores, imagens de fundo, efeitos visuais e outros elementos que compõem o estilo visual ou design do site.

Existem diversos tutoriais e programas gratuitos para aprender e manejar css espalhados pela rede e para que você possa usar esta dica em poucos dias, sugiro alguns links para informações e programas que vão te aprofundar no lado técnico.

Antes, deixe-me falar do que você pode fazer com css e vai entender porque estou tão animado. Com css você pode:

1. Separar o conteúdo do design

Com css você pode separar a mensagem que você quer passar (o conteúdo) do visual das páginas (o design). Assim, basta fazer alterações no arquivo .css para ter um site com os mesmos dizeres conteúdo mas completamente diferente na ‘cara'.

2. Criar menus e outros elementos com efeitos incríveis visuais sem complicação

Dê uma olhada no site http://www.telmagammal.com.br/. O menu deste site foi todo feito com css, sem precisar de imagens ou java script, você cria efeitos de rolagem do mouse com toda facilidade.

3. Facilitar alterações no site todo

Imagine que você é um designer e que seu cliente gostou do layout que você criou, mas não gostou da cor das letras. Normalmente, você teria de abrir e alterar página por página, mas se estiver usando css basta alterar a cor do estilo e pronto. O site todo segue o novo formato.

4. Esqueça as tabelas... ou quase

Tabelas são largamente usadas para criação de layout de páginas web. Só que elas não foram criadas com esta intenção e podem ser um pé no saco quando você precisa mexer em uma célula de uma determinada tabela e todo o site todo se desmancha por causa disso.

Você ainda vai precisar de tabelas para dados tabulados como listas de informações, mas o css permite um controle sobre o layout inigualável e você nunca mais terá de criar tabelas dentro de tabelas nem sofrer dimensionando colunas e linhas.

5. Criar páginas amigáveis aos buscadores

Como as instruções de design ficam gravadas no arquivo css, o que sobra em suas páginas é apenas o conteúdo. Isso coloca as informações que alimentam os buscadores no topo das páginas, aumenta a relevância, leia-se posição que elas aparecem nos resultados das pesquisas.
Aprofunde seus conhecimentos

Selecionei algumas páginas com tutoriais, exemplos e dicas sobre para você saber mais sobre css. Visite estas páginas:

Tableless.com como diz o nome, o site é dedicado as páginas sem tabela. Artigos para veteranos e amadores.

Site do Maujor o site é simples, mas os links tem ótimos exemplos de aplicação de páginas de estilo.

É mole ou quer mais?

Tem mais moleza aqui. Os programas a seguir facilitam ainda mais a edição de páginas usando folhas de estilo e em até se integram aos programas de criação de sites como DreamWeaver e FrontPage. Alias, as versões mais recentes destes programas dão suporte avançado ao css:

http://www.highdots.com/css-editor/download.html página de download do Style Studio.

Espero que esta pequena introdução te anime a estudar essa materia que vai permitir que você crie sites muito melhores e mais rápido.

Copyright © 2005, Renato Fridschtein. Todos os direitos reservados.